sábado, 18 de abril de 2009

ECO-Escolas

O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola, sendo dirigido a escolas do Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos e Jardins de Infância).


Em Portugal, este Programa é da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa, que coordena uma Comissão Nacional a quem cabe a Monitorização e Avaliação de várias actividades/concursos desenvolvidos no âmbito do Programa e ligados à temática da educação e sensibilização ambiental para o desenvolvimento sustentável.


A Agência Portuguesa do Ambiente integra essa Comissão, da qual fazem parte também outros organismos do MAOTDR e do Ministério da Educação, bem como outras entidades públicas e privadas. No âmbito do apoio prestado ao projecto, a APA colabora na organização e realização dos Seminários Nacionais e outras acções de formação de docentes, integra os júris dos vários concursos temáticos dirigidos a escolas e a alunos, apreciando e seleccionando os trabalhos a concurso, e disponibiliza materiais informativos e de divulgação às escolas participantes e à entidade coordenadora. Participa ainda na cerimónia anual de entrega de galardões às escolas seleccionadas (Dia das Bandeiras Verdes).  

0 comentários: